Os Benefícios de praticar esportes radicais ou atividades de aventura!

Os esportes radicais ou atividades de aventura, têm características próprias que os tornam tão especias e diferente das outras modalidades: desafio, sensação de risco em situações extremas e fuga de rotina. Com eles, uma atividade nunca será igual ao outra.

São considerados esportes radicais o Rafting, Mergulho, rapel, escalada, Paraquedismo, Rope Jump, Passeio de Balão, entre outros. Inclusive, alguns deles podem ser adaptados e praticados em ambientes fechados (indoor), ou em contato com a natureza (outdoor). Esta última categoria de atividades tem conquistado cada vez mais adeptos que buscam qualidade de vida, bem-estar físico e mental.

Para que você saiba mais sobre listamos 5 benefícios que você pode adquirir ao praticar esportes radicais. Confira!

1. Controla a pressão arterial

O sedentarismo é um dos grandes responsáveis pelo descontrole da pressão arterial. A falta de atividade física faz com que ela aumente, provocando a popular “pressão alta”. A prática de esportes é capaz de baixar ou manter a pressão sanguínea em níveis satisfatórios, pois diminui a força dos batimentos cardíacos e dilata os vasos sanguíneos.

Para isso, podem ser praticados tanto exercícios aeróbicos (usa o oxigênio e nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo) ou anaeróbicos (o corpo produz energia sem usar o oxigênio como por exemplo na musculação). O interessante é que nos esportes radicais essas duas modalidades acontecem simultaneamente, enquanto deslocamos o nosso corpo (aeróbios) e quando fazemos força (anaeróbios).

2. Trabalha a paciência

Todo esporte radical ou atividades de aventura requer foco e atenção. Para isso, é fundamental exercitar a paciência. Imagine uma escalada: deve ser dado um passo de cada vez, não tem como pular etapas e chegar no cume rapidamente. É preciso foco, estratégia e, claro, paciência.

3. Melhora o humor e reduz a ansiedade

Quando estiver pensando em como aliviar o estresse, lembre-se que os esportes radicais liberam a produção de uma série de neurotransmissores no cérebro, dentre eles a endorfina, considerada um analgésico natural. Logo nos primeiros momentos da produção e circulação desse hormônio na corrente sanguínea, você já começa a usufruir de seus benefícios, já que ele elimina a ansiedade e produz um estado de bom humor e relaxamento.

4. Ajuda na sociabilidade

Nos esportes radicais normalmente você já vai acompanhado de um guia ou alguém da família ou dos amigos. Se for sozinho, pode ter certeza que sempre vai encontrar alguém para ajudar a amarrar uma corda, puxar um caiaque ou simplesmente ajudar na motivação. Portanto, os esportes radicais são grandes aliados para a socialização dos praticantes.

5. Melhora o preparo físico

Os esportes radicais demandam o uso da resistência cardiovascular e força, tudo ao mesmo tempo. A partir da prática regular de atividades de aventura, você ficará menos cansado nas atividades diárias, como sentir menos desconforto ao subir uma escada. Além disso, com o tempo você vai observar uma melhora em sua musculatura.

Agora você já sabe como aliviar o estresse por meio dos esportes radicais. Escolha a atividade que mais agradar e chame um parente ou amigo para ir junto.

E você? Pratica algum esporte radical, está pensando em iniciar algum ou surgiu alguma dúvida sobre o assunto? Conta para gente aqui nos comentários!

Compartilhe: 

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!
Não sei nadar! Posso praticar o mergulho?
5 Filmes Sobre Trilhas e Escaladas
Menu